A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CORTE NA MARCENARIA

Seja você, marceneiro ou arquiteto, com certeza já viu ou utilizou o plano de corte. Até porque essa etapa é considerada indispensável na marcenaria. Mas, para que não exista nenhuma dúvida, a Gmad traz algumas informações sobre a importância desse processo.

Em 03/12/2019 08:37

Notícia por Casa do Marceneiro

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CORTE NA MARCENARIA

O plano de corte serve para esboçar todas as partes do móvel que será construído. Neste procedimento, são detalhados os diferentes materiais e espessuras, inclusive considerando as perdas de espessuras de serra e também as características da máquina e operação.

Ele é usado para garantir um aproveitamento da chapa usada na criação do móvel, além disso, indica a sequência de cortes que serão utilizados para retirar as peças. E ainda, caso necessário, garante o desenho do veio da madeira.

 3

BENEFÍCIOS DO PLANO DE CORTE

Quando há um bom plano de corte, cada peça é aproveitada ao máximo e você acaba evitando o desperdício de materiais, dinheiro e recursos. Ou seja, você consegue ganhar tanto na otimização de processos quanto no aumento da lucratividade.

Além de oferecer o melhor aproveitamento das chapas por meio de desenhos, o plano de corte também permite a inclusão de fitas de bordas, impressão de etiquetas e outras funções que ajudam solucionar a demanda por eficiência, organização e agilidade no processo.

2

COMO FAZER?

Atualmente, existem diversos softwares que criam o plano de corte, como Corte Certo, Promob Cut e o nosso aplicativo Projeta Gmad Duratex – que conta com a função.

Porém, nada impede que você faça isso manualmente, criando um estudo para entender o plano, a quantidade de materiais e de sobras.

1

Vale ressaltar que o plano de corte influencia na redução do custo do projeto, ou seja, podendo garantir economia para você e uma redução de preço para o seu cliente.

Para saber mais sobre o plano de corte no Projeta Gmad Duratex, acesse: https://gmad.com.br/canal-gmad/aplicativo-projeta-plano-de-corte/


Tags da postagem

casadomarceneiro Casa do marceneiro MARCENARIA Blog gmad plano de corte Gmad Marceneiro Sempre